BLOG OMMAR

Santa Catarina lidera ranking de eficiência entre todos os estados do país, segundo pesquisa do Data Folha

No último final de semana, o jornal Folha de São Paulo divulgou uma pesquisa que relaciona quais estados entregam mais educação, saúde, infraestrutura e segurança para a população, utilizando o menor volume de recursos financeiros.

Numa escala de 0 a 1, Santa Catarina desponta com 0,635 pontos, seguida por São Paulo com 0,574 e Paraná com 0,533 pontos. Pernambuco e Espírito Santo aparecem na sequência, ambos com 0,517 pontos. Somente estes 5 estados apresentam mais de meio ponto no ranking elaborado pelo Data Folha em parceria com a Folha de São Paulo, sendo considerados os mais eficientes do país. De acordo com a matéria, seis estados mostram "alguma eficiência" no uso de seus recursos e os demais 15 estados podem ser considerados "pouco eficientes" ou "ineficientes".

 

Entre os critérios utilizados para classificação de eficiência, a pesquisa indica, por exemplo, quais estados gastam menos dinheiro para ter mais jovens na escola, médicos e leitos em hospitais, redes de água e esgoto, melhores rodovias e menores índices de violência.

 

A partir do cruzamento com a atividade econômica dos estados, a pesquisa apontou que aqueles que mantêm ou que ampliaram sua base industrial e de serviços na composição do PIB (Produto Interno Bruto), com impacto positivo na arrecadação de impostos, tendem a ser mais eficientes. Já os que têm a agricultura, a administração pública e os repasses do Governo Federal como principais fontes de receita se saem pior. Segundo a matéria, a pesquisa também indicou uma correlação com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU e revelou que altas taxas de mortalidade infantil e homicídios são os sinais mais fortes da ineficiência de um estado. 

 

Conheça os números de Santa Catarina, em comparação com a média nacional, segundo a pesquisa:

 

Educação:      SC 0,670 / Média Nacional 0,463

Saúde:            SC 0,645 / Média Nacional 0,410

Segurança:     SC 0,915 / Média Nacional 0,616

Infraestrutura: SC 0,501 / Média Nacional 0,459 

 

Clique aqui para ler a matéria completa: http://temas.folha.uol.com.br/reef/reportagens-e-analises/ranking-folha-mostra-quais-estados-fazem-mais-com-menos.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsfolha

Publicado: 22 de Agosto, 2018