BLOG OMMAR

Você conhece o Projeto Menina Percussão?

O Menina Percussão é um projeto que leva música e cultura afro-brasileira para meninas do Ribeirão da Ilha há 4 anos, transformando a realidade e as potencialidades de suas alunas.

Criado em 2015, o Projeto Menina Percussão nasceu de um sonho somado a uma necessidade latente do bairro do Ribeirão da Ilha. A necessidade era de desenvolver um projeto voltado às meninas, por solicitação das mães e avós do bairro. E o sonho era o da professora Sarah Massí - que já ministrava aulas de música e dança gratuitamente para a comunidade, de realizar um projeto para ensinar percussão a meninas inspirada pelo trabalho que desenvolve enquanto regente do grupo Cores de Aidê. 

O ritmo que embala o contraturno escolar das alunas é o Samba Reggae. Repique, Xequerê e Caixa são alguns dos instrumentos que as meninas de 7 a 17 anos aprendem a tocar. No entanto, a música é somente um pano de fundo para algo muito mais transformador gerado pelo projeto: mais do que aulas de música e dança, o Projeto Menina Percussão é um projeto de empoderamento feminino, que usa a música como fio condutor e visa a inserção de meninas na prática da percussão, até então um universo predominantemente masculino.

O Menina Percussão vem enaltecer as capacidades das alunas, abrindo para elas um novo horizonte que, sem dúvidas, é refletido em sua vida pessoal no que tange a autoestima, amor próprio, empoderamento, superação de traumas, desenvolvimento de suas habilidades e talentos e melhoria nas suas relações interpessoais.

Cerca de 80 meninas já foram atendidas ao longo destes 04 anos de projeto, que conta com o patrocínio da Ommar Incorporações desde o início. As aulas são gratuitas e acontecem no Centro Comunitário Baldicero Filomeno, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. 

Saiba mais no Instagram do projeto!

Publicado: 01 de Outubro, 2018